domingo, 9 de outubro de 2011

COMO ELABORAR Monografia ou Trabalho de final de Curso - 1ª Parte

NOTA - Para atender a muitos amigos e alunos que me pedem para auxiliá-los na elaboração de TCCs, Monografias, Teses, passo a publicar aqui no meu Blog, HAJA LUZ, algumas informações válidas sobre o assunto. 

COMO ELABORAR
Monografia ou Trabalho de final de Curso
                                                1ª Parte
Ao iniciar um trabalho monográfico, como atividade acadêmica,  uma coisa deve preocupar: Como fazê-lo para ser uma realização científica? O que deve conter para ser assim avaliado? Quando um trabalho deste tipo pode gerar ciência ?
Para dar respostas a estas dúvidas deve-se tomar como ponto de partida o sentido exato do que é Ciência e como produzi-la.

De acordo com o que pensam vários autores e os diversos conceitos existentes pode-se concluir que, em sentido geral,
“Ciência é um conjunto organizado de conhecimentos obtidos por métodos próprios sobre determinado objeto”.
Em sentido restrito, “Ciência é um sistema de proposições, normas e métodos rigorosamente demonstrados como válidos, usados para chegar ao conhecimento de uma certa realidade, ou fato   selecionado como seu objeto de estudo”.

Destes conceitos se deduz que para que haja ciência num trabalho quatro coisas são necessárias:  
    - a importâcia do objeto a ser abordado;
    - o objetivo a atingir e o conhecimento a obter;
    - os métodos a empregar para atingir o objetivo;
    - o resultado científico a ser conseguido.

Resumindo: só há um único caminho, tratar o tema de maneira sistematizada utilizando métodos e procedimentos  específicos já consagrados pela ciência, para conseguir um domínio mais completo dele. 

Diante disto o professor orientador da monografia só poderá considerar um trabalho acadêmico como científico quando ele representar a aplicação de um estudo com pesquisa sobre o assunto escolhido como tema, pois ele além de ajudar a construir e ampliar os saberes, possibilitará também entendê-lo melhor  para explicá-lo e desenvolvê-lo.
Além disto, ao longo do trabalho deve mostrar como foi feita a abordagem temática, não apenas no seu aspecto empírico, pela obtenção de informações que estavam ao alcance da percepção dos sentidos, ou seja, como ele se apresenta na realidade, mas também no ponto de vista teórico, baseado naquilo que autores especialistas e conhecedores já escreveram sobre ele.

Desta forma, o sentido de “TRABALHO CIENTÍFICO” estará evidenciado em três coisas que ele deve apresentar:
1o o objeto do estudo – que é o tema escolhido por ato consciente para ser abordado e tratado no estudo e na pesquisa em seus aspectos específicos e particulares, de maneira formal e sistematizada, isto é, de acordo com modelos e normas existentes.
  o  método científico usado – que é o caminho traçado, ou a maneira como foram utilizadas várias técnicas específicas para chegar, ou alcançar o fim pretendido, entre elas a formulação dos objetivos, a observação, as hipóteses, a investigação, a coleta de dados a  serem testadas, a análise e interpretação de resultados.
os resultados alcançados com o trabalho – que são: melhor compreensão e conhecimento do tema para poder explicar e descrever e estabelecer relações entre causas e problemas que levem a formular conclusões sobre o objeto.  

Estes três elementos são fundamentais para dar credibilidade à realização de qualquer proposta de pesquisa, uma vez que ela representa, não somente o verdadeiro sentido de ciência, mas trabalho científico, aqui considerado como “o conjunto de procedimentos e técnicas utilizadas na realização da verdadeira investigação sobre o tema que possibilita descrevê-lo e conhecê-lo melhor, objetivo este que se pretendia alcançar”.

Vê-se que a ciência tem caráter sistemático, quer dizer, resulta da aplicação lógica do método científico de acordo com modelos e sistemas dentro de certas normas, para tentar chegar a descrever, interpretar e dar explicações aceitáveis sobre uma realidade observada (tema). 

A característica principal do processo metodológico usada é a indutiva ou verificável, uma vez que partiu da observação dos fatos e problemas concretos existentes relacionados ao tema, para projetar hipóteses sobre as causas deles, coletar informações e dados que comprovassem as hipóteses formuladas e assim poder chegar a resultados esclarecedores a respeito delas e que permitam tirar conclusões. 

Quem vai avaliar o Trabalho Monográfico precisa saber que o valor de qualquer trabalho científico não está apenas nos resultados a alcançar, mas está sobretudo nos métodos empregados para chegar ao conhecimento de alguma coisa.

                                COMO ESCOLHER O TEMA?

Convém realizar um diagnóstico em várias áreas de estudo já contatadas e observadas, para levantar o perfil real de situações contextuais que despertem o gosto ou interesse por algum tema-problema e que devem ser anotadas detalhadamente, para analisar.
Recordo que meu professor de Semiologia da PUCC, no Curso de Mestrado, vivia me perguntando se já havia escolhido meu tema, e respondia-lhe que não tinha ainda decidido. Um dia indaguei-o  se podia me explicar um comercial que vi na TV e após descrevê-lo respondeu-me: não explicarei, você é que vai explicá-lo para mim. Esse será seu tema. Dias após trouxe seis livros em inglês, francês, espanhol e disse-me:
- Vá lendo, anotando que eu lhe darei orientação.
Eu que tanto  pensava na área de Linguística acabei fazendo   minha Tese sobre Semiologia em 180 páginas.

A decisão da escolha do tema deve estar relacionada a algum aspecto-problemático que despertou a curiosidade, ou interesse, ou que mostre certa dificuldade em identificar suas causas e a buscar soluções, dentro das possibilidades que se tem.
Sobretudo, as razões ou motivos da escolha do tema, devem ser:
- que seja um assunto que quer conhecer melhor através de  pesquisa e que venha mostrar várias relações de conhecimentos;

-  que dele já se tenha algum conhecimento ou vivência na vida diária, ou em virtude de algum contato já mantido com ele no exercício de profissão;

- que seja considerado importante para ser mais estudado e abordado, por sua sua significação social e por  estar intimamente relacionado com áreas de trabalho;

- que seja viável para ser tratado tanto no acesso fácil e nas informações e dados necessários à sua investigação, ou  por já se ter certo conhecimento preliminar sobre ele; 

- que sua abordagem se torne um desafio ao permitir pôr em prática os métodos científicos estudados e a pesquisa bibliográfica para compreendê-lo melhor;

- que posssibilite põr em prática os conhecimentos teóricos de que se dispõe para tratá-lo como assunto temático e de acordo com as competências pessoais;

- que facilite seu estudo sob o aspecto problemático como se apresenta para poder serem aplicadas hipóteses as quais  ajudarão a pesquisa e chegar a descobrir soluções.

                         DELIMITAÇÃO TEMÁTICA

Delimitar ou Cortar um assunto temático é reduzir a área do estudo, portanto será restringir e especificar a dimensão da pesquisa em termos de espaço, de circunstâncias, de aspecto e interesse,  o que facilitará muito o trabalho e não possibilitará informações dispersivas, nem perda de tempo.
A delimitação pode ocorrer de dois modos:
1 - Quanto ao objeto da pesquisa (o tema) do qual se quer saber algo.
Exemplo. Seja o assunto temático bem amplo como um destes:
A humanidade, A terceira idade, A pobreza, A guerra,  A juventude, a Infância, etc.
Escolhe-se um como: A juventude.

2 – Quanto ao conteúdo da pesquisa, ou melhor, o que se quer saber a respeito do tema “Juventude” já delimitado.
Exemplo. Delimitando o objeto da pesquisa escolheu-se: “Juventude esportista”. Assim será facilitada a pesquisa sobre o que se deseja saber sobre esse aspeto ou categoria.

Obervação: O campo aberto pelo “objeto da pesquisa” escolhido  indicará grande assunto a ser explorado, enquanto que se for delimitado fica menor o campo a ser pesquisado e torna-se mais fácil procurar dados e informações sobre ele.

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