domingo, 16 de outubro de 2011

2a PARTE MONOGRAFIA

                                           2ª PARTE

                                 O PROBLEMA

Costuma-se dizer que “sem problema não é possível realizar um trabalho de pesquisa”, ou seja uma Monografia ou TCC.
Isto porque a pesquisa, só poderá concretizar-se quando o assunto temático apresentar dificuldade, ou nele há alguma coisa que preocupe, algo indesejado, ou duvidoso.
Qualquer situação problemática gera, de imediato, no pesquisador, a pergunta: por quê? Este porquê vem acompanhado do desejo do pesquisador investigar, buscar soluções.
-         O primeiro passo a ser dado na procura de soluções é formular hipóteses ou suposições sobre as causas do problema sem se preocupar se são ou não verídicas;
-         Para comprovar quais das hipóteses são aceitáveis utilizam-se os métodos da busca de informações e dados;
-         Os dados obtidos serão analisados e comparados em tabela estatística de valores e de porcentagens;
-         As porcentagens dos dados mostrarão as hipóteses verídicas, portanto  as causas pováveis que são provocadoras do problema.
-         Estas causas serão objeto de estudo para serem afastadas e assim será solucionada a situação-problema.

Quando não se trata de tema-problema, será necessário problematizá-lo, ou seja, procurar nele algum aspecto preocupante que possibilite sua investigação pelos métodos da ciência.
Será necessário formular o tema como problema como condição fundamental e indispensável da pesquisa.

Como, quase sempre os iniciantes encontram dificuldade em problematizar o enunciado de um tema que parece não apresentar anormalidade, aqui vão algumas dicas.
1    – Seja seu tema “Os alunos e a leitura”. Formule-o na forma de indagação, ou questione-o.
Exemplo.  “Por que os alunos do  Ensino Fundamental não têm hábito de leitura?”.  
Problema: “É insatisfatório o hábito de leitura entre alunos do E.F.”
                       
2 – Descubrir algo que preocupa e precisa  ser melhorado em relação a este outro tema: “A avaliação escolar na 5a Série”.
Problema: “A avaliação não traduz o real aproveitamento da 5a Série”.
                       
3 - Descobrir variáveis, isto é, alternativas, ou aspectos diversas relacionadas ao problema e suscetíveis de serem verificadas e avaliadas no tema seguinte:“Situação do ensino no Município X. 
Podem ser: “O ensino não atende às expectativas dos alunos”, ou “Os métodos usados no ensino não são eficientes“Os docentes não têm boa qualificação”
As Variantes podem ser: expectativas, métodos e conteúdos defasados, qualificação dos docentes.
       








                                                 USE ESTE DIAGRAMA
                                     PARA IDENTIFICAR O PROBLEMA.

           Exemplo de Tema: “O rendimento escolar dos alunos das 5a Séries”
PREPARAÇÃO      Fazer um diagnóstico bem detalhado destinado a
                                levantar dados  sobre a real situação existente na
                                Escola X para conhecer bem  qual é a relação entre:
                                             CAUSAS                                    EFEITOS
                          

                                              
O PROBLEMA        Resultado: É insatisfatório o rendimento escolar dos 
(Efeito)                      alunos no processo ensino-aprendizagem na 5a Série
 


(Causas)
(hipóteses)
Carência de capacitação            Planejamento escolar            Pouca motivação dos
ou de treinamento  ade-             não integrado,  nem             alunos pelo estudo e por 
quado dos professores.               bastante participativo.         atividades escolares.
 


(Variáveis)
              São poucos os Cursos                                                  Falta dar condições aos
                  treinamento e de                                                    alunos para se envolverem
              atualização pedagógica.                                                na  própria formação.

           É insuficiente a renovação                                          São precárias e incompletas
           da metodologia didática.                                             as condições físicas escolares
                                                                                                                         

Há pouco recurso didático                                          Não há participação efetiva                          de apoio disponível.                                                         dos pais  na vida  da escola.

                                        OS  OBJETIVOS  DO  TRABALHO

Os objetivos devem representar expectativas daquilo que se espera do estudo ou da pesquisa a ser feita. Defini-los consiste, basicamente, em dizer aquilo que se quer atingir ou quais atitudes a assumir em  certo momento ou ao término do estudo do assunto, uma vez que eles devem expressar resultados ou modificações a obter quando se realizam  certas atividades.
Os objetivos de uma Pesquisa são alvos, portanto, propósitos definidos ou resultados previamente estabelecidos a serem almejados e podem ser de dois tipos: 

                                     Objetivos Gerais.

São sempre relacionados com o tema de forma abrangente propondo estudos mais aprofundados pela pesquisa e que devem traduzir atributos ou atitudes observáveis ou mesmo mensuráveis a conseguir com o estudo ou trabalho.
Os objetivos gerais ou abrangentes propõem o que se quer alcançar, em nível mais amplo.
A enunciação  dos objetivos gerais deve estar sempre relacionada com o problema temático e pode ser a própria enunciação invertida do problema que se quer estudar ou pesquisar.
Sirva de exemplo este tema problematizado: “A metodologia usada por aquele professor para alfabetizar está ultrapassada”.
Invertendo a enunciação temos o objetivo: “Descobrir ou Incentivar o uso de metodologia mais atualizada e eficiente  para alfabetizar”.
                                
Os Objetivos Gerais são expressos por verbos de sentido amplo, indefinido, como: esclarecer, fundamentar, possibilitar, demonstrar, aprofundar, promover, motivar, apresentar comprovar, caracterizar, desenvolver, melhorar, apoiar, fomentar, resolver, viabilizar, solucionar, sondar, conscientizar, propor, determinar, indicar, estimular, fortalecer, contribuir,  possibilitar, desenvolver, transformar, informar, facilitar, etc.

 Eles serão explicados, detalhados ou explicitados pelos Objetivos Específicos.

Exemplo. Seja este Objetivo Geral: “Aplicar novas estratégias à alfabetização de crianças em escolas da zona rural”.
Como conseguir isso ? Formulando Objetivos Específicos, como estes:
  1 - Consultar bibliografia atualizada sobre experiências de alfabetização realizadas em áreas rurais,  de....
            2 - Colher informações e depoimentos de professores que  atuam em alfabetização.
            3 - Testar métodos criativos experimentais com utilização de letra de músicas, de poesias, de desenhos e de jogos conhecidos pelas crianças do campo.


Objetivos Específicos.  

Os objetivos específicos, também chamados estratégias, são atividades ou operações concretas a realizar que explicitam aquilo que se quer alcançar, ou traduzam procedimentos, ou  modos como fazer para atingir os Objetivos Gerais.
Exemplo: “quero estudar”.  É um objetivo fim.
                “Como fazer para estudar? É um meio ou estratégia para chegar a um fim.      
Os Objetivos Específicos descrevem de maneira clara o que deve ser feito para atingir o objetivo geral, como os alvos a serem atingidos  no tempo e no espaço pela investigação ou as características a observar, medir, explicar, definir ou comprovar.

Cada Objetivo Específico traduz ações ou atividades destinadas a produzir resultados a serem verificados.
Expressam-se por verbos que indicam atitudes ou ações, realizações ou verbos que identificam características, como:
Aumentar, diminuir, melhorar, apresentar, enunciar, estabelecer, introduzir, adquirir, elaborar, descobrir, mostrar, construir, definir, identificar, mudar, traduzir, desempenhar, realizar, facilitar, diferenciar, aplicar, demonstrar,  completar, reduzir, aplicar, comparar, comprovar, desenvolver, promover,  estimular.

AS FONTES DA PESQUISA

A primeira preocupação na realização do trabalho devem ser as fontes onde se pode conseguir informações a respeito desse tema e que sirvam de apoio e fundamento teórico às idéias que vão ser expostas na redação do texto e onde coletar dados concretos que  ajudem a argumentar nossas idéias e afirmações.

Para tanto convém direcionar o trabalho para dois caminhos:
        1 – Pesquisa bibliográfica onde buscar autores conhecidos que já trataram do assunto e de cujas obras podem ser feitas transcrições que servirão de referências.
Para isso serão utilizados os procedimentos: leitura de livros, revistas, jornais, documentos, relatórios e arquivos com as técnicas especificas aplicadas.

2 –    Pesquisa descritiva de campo realizada em um local escolhido.
Ali serão realizadas: Observação de casos, fatos, etc Entrevistas, consultas, reuniões, conversas, aplicação de  questionários, gravações, tirar fotos, colher dados importantes.

O que se deve fazer com o resultado desse trabalho todo será explicado na próxima Etapa.

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