segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CURIOSIDADES


Com o título  “CURIOSIDADES”, de vez em quando, o  HAJALUZ publicará fatos interessantes e instrutivos.
                         1  
Há alguns passados, visitando  uma filha que trabalhava na Alemanha,  decidimos ir passear na cidade de Stuttgart e também conhecer seu grande Jardim Zoológico, e nele passamos algumas horas agradáveis.
Dentro dele há o Parque Botânico com plantas e árvores do mundo inteiro e ali encontramos uma coisa rara, a Maior Flor do Mundo que acabara de desabrochar. Ficamos surpreendidos vendo-a dentro de uma imensa estufa climatizada. Ali estava ela cercada de visitantes curiosos ouvindo dos guias mais detalhes, os quais transcrevo de noticiários da imprensa, como este que me chegou em 2010 dizendo que nós também temos aqui esta imensa flor.
A maior flor do mundo
floresceu em Inhotim, MG
Esta notícia veio em 2010 do curador do Jardim Botânico de Inhotim, Eduardo Gonçalves.|
A maior e mais mal cheirosa flor do mundo, a famosa "flor-cadáver", floresceu. O desabrochar da planta acontece uma vez a cada 10-12 anos e dura no máximo três dias.

Pela primeira vez, a espécie Amorphophallus titanum (Becc.) Becc. ex Arcang. floresceu na América Latina. A última vez que um exemplar da espécie desabrochou foi em julho deste ano, em Tóquio, no Japão, quando milhares de pessoas fizeram fila para conhecer a exótica e rara planta.
Ela é linda e impressiona.                   
 Ao contrário do que se pode imaginar, a maior flor do mundo não é a mais perfumada. Trata-se da Titan Arum (Amorphophallus titanum), que pode chegar a 6 metros de altura, com média de 1,35 metro de diâmetro. Mas tanto tamanho não significa muito perfume. Em razão do seu odor repulsivo, esta flor é chamada de "flor-cadáver".
Ela só floresce duas ou três vezes durante seus 40 anos de vida e cheira mal para atrair moscas e besouros que se alimentam de carniça, responsáveis pela polinização da flor. A estratégia usada para fazer o cheiro ficar ainda mais forte e atrair mais insetos é interessante: a planta se aquece e sua temperatura interna chega a 36 graus. Para tanto, ela consome grande parte da energia que possui armazenada. Isso explica porque ela floresce tão poucas vezes e porque os cientistas precisam de máscaras para chegar perto da Titan Arum quando ela está aberta - com todo este calor, o fedor é insuportável.
Descoberta pelo botânico italiano Odoardo Beccari, em 1879, a Titan Arum é originária das florestas tropicais de Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico.
Uma lenda diz que esta flor singular tem o apelido de "flor cadáver", isto significa que, quando se abre, a flor devora quem a cultivou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário