sexta-feira, 2 de setembro de 2011

LINGUAGEM E REDAÇÃO PUBLICITÁRIA


Fiquei deveras muito admirado, quando, há algum tempo atrás, encontrei num blog, na internet, alguém pedindo informações sobre quem tinha, ou onde encontrar o livro Redação Publicitária de Jorge S Martins.

A solicitação vinha acompanhada de um belo comentário sobre o mesmo que logo transcrevi como está aqui no meu blog Haja Luz.
O fato inspirou-me a dar alguns detalhes e explicações sobre o referido livro que se encontra em várias livrarias do Brasil. 

Após terminar meu  Mestrado na PUC – Campinas, SP, defendendo a tese Retórica e Ideologia na mensagem publicitária, minha determinação foi escrever um livro aplicando na prática o que a Semiologia e a Retórica ensinam sobre a arte de convencer.



Publiquei então o livro “Linguagem e Redação Publicitária”, e como era professor de dois Cursos Superiores Universitários em Salvador – Bahia,  pretendia com ele suprir a carência de material bibliográfico de orientação para estudantes da área de Comunicação.

Como havia ilustrado as aulas com exemplos colhidos na imprensa escrita, falada e televisiva para demonstrar que a força da mensagem publicitária está na sua originalidade e nos argumentos usados, disso tudo me vali para enriquecer o livro.

Esse material selecionado sempre serviu para fazer ver aos alunos quanto são  importantes a criatividade e a originalidade aliadas à correção e expressividade lingüística na redação publicitária, pois são recursos e estratégias capazes de motivar o público e induzi-lo ao consumo.



Estas observações mostram quanto o trabalho publicitário  dos redatores encarregados de elaborar anúncios precisa ser considerado como importante e mesmo essencial nas Agências.

É um setor a ser muito valorizado e para ocupá-lo só devem ser selecionadas pessoas de muita cultura e com muitos conhecimentos de semiologia, psicologia social e de grande competência no domínio da língua portuguesa e da redação.



A intenção ao publicá-lo este livro era transformá-lo em manual destinado a alunos de Cursos de Comunicação, de Propaganda e Marketing, às Agências para servir de livro de consulta e pudesse atender à demanda de algo que servisse de orientação até mesmo para alunos de Relações Públicas que me procuravam para ajuda.

Na época desta publicação não havia ainda nada de original sobre o assunto em língua portuguesa, apenas em línguas estrangeiras ou traduções como as existentes em Portugal pela Editora Pórtico e pela Edições CETOP.    



Minha intenção ultrapassou as expectativas e até hoje Redação Publicitária, publicado pela Editora Atlas em 1985 continua sendo procurado e continua atendendo à sua procura pelas características que apresenta:

        - Por ser um livro direcionado para o estudo e a prática que defende a força informativa da linguagem e dos recursos semióticos persuasivos.

        - Valoriza a criatividade, a inovação, a expressividade  da linguagem na redação dos textos publicitários.

        - Orienta a redação e a montagem para atrair a atenção do leitor e sua determinação em relação ao produto oferecido.

        - Ensina a usar estratégias retóricas e recursos motivadores que levem o consumidor à decisão final.



Diante de tudo que foi exposto, vê-se claramente que na atividade publicitária não há lugar para improvisações, nem para  profissionais incompetentes e despreparados, pois a mensagem propagandística não pode ser tratada sem levar em conta a dialética na divulgação de ideologias comerciais.           

  




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