quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Uma Boa Ideia!

JORGE SANTOS MARTINS nascido em Portugal naturalizou-se  brasileiro e ainda criança estudou na Espanha e França.
No Brasil fez os cursos médio, superior e a pós-graduação em SP, onde lecionou em algumas Faculdades. 
É bacharel e licenciado em Letras Neolatinas e com Especialização em Metodologia Científica.
Completou o mestrado em Lingüística e Semiologia apresentando a tese “Retórica e Ideologia na Mensagem Publicitária” na PUC-Campinas-SP.
Fez cursos de extensão na Itália e lecionou por longo tempo em universidades de São Paulo, de Brasília e da Bahia.

Atualmente dedica-se a orientar e dirigir Cursos de Capacitação para professores municipais, e ainda à orientação de monografias e ensino de Metodologia da Pesquisa.
Já escreveu livros na área da educação e tem outros preparados para serem publicados.

Sempre disposto a colaborar em tudo que se refere à Educação, o professor Jorge S Martins criou junto com amigos um Projeto Cultural destinado a incentivar a Leitura e outras atividades culturais na cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina no interior da Bahia, onde reside.

O Projeto Cultural é administrado pela ONG Ecoviva  criada também por esse grupo preocupado com os problemas de analfabetismo na região e que se propõe a tudo fazer  para preservar a tão rica Memória histórica e cultural e proteger a biodiversidade maravilhosa e bela da Chapada Diamantina.

O Projeto iniciado em junho de 2011 logo contará com sede própria a ser instalada em casa cedida por um dos membros do grupo para nela ser organizada e montada uma boa biblioteca com doação de livros e revistas.
Ali serão desenvolvidas atividades variadas relacionadas à leitura, às artes musicais e plásticas, ao incentivo à dramaturgia, à poesia e à criatividade.

O que vai chamar mais a atenção de quem pretenderá conhecer o Projeto serão as ações focadas no interesse das crianças pela leitura, considerado o primeiro passo para desenvolver nela algum conhecimento cultural.
Entre Oficinas programadas haverá ainda atividades para usar;
1 – O método de “contar estórias”;
2 – O “teatrinho de marionetes”;
3 – A criatividade utilizando “reciclagem”;
4 -  O “Desenho de formas” para despertar o gosto pela arte;
5 – Vário tipos de “quebra-cabeça” inteligentes;
6 – As tradicionais “cirandas de músicas infantis”.

A preocupação inicial do Projeto que já vem sendo tratada com muito carinho é com a Seleção, Formação e Capacitação de Alfabetizadores e Auxiliares para que sejam pessoas dotadas de competência e habilidades a serem aplicadas na função que vão exercer.       

Uma vez que se trata de uma instituição sem filiação partidária, nem religiosa o Projeto surgiu de uma ideia nova para mudar o estado de coisas existentes - nascida de  organizadores que esperam o apoio e colaboração, de qualquer ordem, das pessoas que concordam e se interessam com este movimento.
Seu auxílio ajudará a consolidar o Projeto como um feito cultural inédito no município uma vez que tem por única finalidade a promoção e o gosto pela leitura e pelo conhecimento a partir das crianças e espera-se que seus resultados venham trazer futuros benefícios para a população carente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário