quarta-feira, 4 de abril de 2012

INÍCIO DA TRAVESSIA E OS PRIMEIROS ACIDENTES

Finalmente,na manhã do dia 30 de março de 1922, a dupla de valorosos aeronautas decola com o hidroavião “Lusitânia”, da doca do Bom Sucesso, em Lisboa, para a viagem, que ficou conhecida como a Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul.
Tanto em Portugal, como no Brasil, o feito gerou um clima de grande expectativa durante todos os trechos da viagem, pois tratava-se da PRIMEIRA TRAVESSIA AÉREADO ATLÂNTICO SUL.


Os primeiros pontos de parada foram as Ilhas Canárias e o Arquipélago de CaboVerde e havia grande dificuldade em encontrar novos pontos de parada entre aÁfrica e a ilha brasileira de Fernando de Noronha.

A Marinha Portuguesa daria o apoio naval à realização deste reide aéreo, por meio de três navios: o “5 de Outubro” e o “Bengo” foram destacados para aguardar os aviadores nos primeiros locais de parada, enquanto o  “República” prestaria a assistência no mar, transportando peças, combustível e pessoal, acompanhando-os até ao Brasil.
Como o espaço disponível a bordo do hidroavião era bastante  reduzido seu o planejamento foi assim distribuído.
À Frente, no comando da aeronave seguia Sacadura Cabral e pouco atrás,viajava  Gago Coutinho, responsável pela orientação e navegação. Junto dele acomodaram-se os instrumentos de navegação,mapas, ferramentas, pistola de sinalização, lanterna, caixa de primeiros-socorros, água e comida e, ainda, uma mesinha para efetuar cálculos. Ali ficaram também “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, que lembrava as grandes navegações.


Gago Coutinho (dir.) eSacadura Cabral (esq.) a bordo do "Lusitânia"

Efetuando a primeira escala em Las Palmas (Ilhas Canárias), uma revisão no motor e no aparelho identificou problemas técnicos, uma avaria na bússola, o excesso de consumo de gasolina e a inundação dos flutuadores do hidroavião pela água para esvaziar os flutuadorese substituir a bússola pela observação das ondas e da sombra do avião na água completando as observações do sextante de Gago Coutinho.
Decidiram também não fazer escala na Ilha de Fernando de Noronha e ir direto para os  Penedos de São Pedro e São Paulo, já na costa brasileira.

Rota da primeira travessia aérea do Atlântico Sul

A 18 de abril após percorridas cerca de 2.650 milhas, ao tentar tentar fazer o pouso no mar junto aos Penedos S.Pedro e S. Paulo, fortes vagalhões arrancaram um flutuador do hidroavião, danificando-o irremediavelmente que se virou e finalmente, acabou por afundar.

O Cruzador “República”, navio de apoio que os acompanhava à distância logo lhes prestou socorro imediato pelos salva-vidas e nele acomodaram os aviadores desolados.
Avisado, logo o Governo português enviou o primeiro hidroavião reserva Fairey, a bordodo Bagé, navio brasileiro que se preparava voltar ao Brasil, para que com esse novo hidroavião pudessem prosseguir a viagem.
Mas a sorte não parecia colaborar e em 11 de maio, pouco depois de levantar voo, ocorreu uma pane no motor e foram obrigados a efetuar um pouso de emergência nomar, bem distante dos Rochedos S. Pedro e S. Paulo, ficando nove horas à deriva até serem rebocados pelo um cargueiro inglês denominado “Paris City”, que atendeu ao pedido de socorro e os recolheu e rebocou  até o navio República que os levou para Fernando de Noronha.
Avisado de mais este infortúnio o Governo português logo  embarcou no navio “Carvalho Araújo”, o último hidroavião reserva disponível.
Em Fernando de Noronha foram feitos os devidos reparos e depois de várias checagens este terceiro hidroavião Fairey, mais tarde batizado pela esposa do então Presidente do Brasil, Dr. Epitácio Pessoa com nome “Santa Cruz”, completou atravessia .  
Hoje faz parte do acervo do Museu da Marinha Portuguesa.

       ÚLTIMA ETAPA E A CHEGADA
              
Após alguns dias o novo Fairey, estava pronto para continuar a última etapa da travessia.
Como novo aparelho, os aviadores decolaram de Fernando de Noronha para Recife, capital do estado de Pernambuco, em 5 de junho, e às 11h 40min avistam o litoral nordeste do Brasil, país que almejavam alcançar, desde o dia 30 de março.
Uma hora depois o “Santa Cruz” descia em águas brasileiras do Recife, tendo percorrido as 300 milhas em 4h 30min de vôo a uma velocidade média de 67 mph.

Estava completada, assim, a Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul e conquistada a glória para Portugal, de ser o primeiro país a realizá-la utilizando métodos e instrumentos criados, pelos portugueses, para a navegação aérea.

A viagem do Recife até à cidade do Rio de Janeiro, com escalas em Salvador e Porto Seguro (estado da Bahia), e Vitória (estado  do Espírito Santo), transcorreu sem maiores dificuldades.
A chegada à cidade do Rio de Janeiro (Capital da República de então) ocorreu em17 de junho de 1922, às 17h 32min.
Foi um dia de intensa euforia, em que os brasileiros e seus irmãos portugueses radicados no Brasil deram largas ao entusiasmo e ao orgulho patriótico pelo fato de serem os aviadores portugueses os primeiros a descobrir, pelo ar, terras de Santa Cruz, como séculos antes outro notável navegante português, Pedro Álvares Cabral, tinha descoberto as mesmas terras depois de uma longa viagem pelo mar.

Aclamados entusiasticamente como heróis em todas as cidades brasileiras por onde passaram, os aeronautas haviam concluído com êxito, a Primeira Travessia do Atlântico Sul quando o Santa Cruz pousou na Baía de Guanabara Atlântico Sul, mas pela primeira vez na História da Aviação, tinha-se viajado sobre o Oceano Atlântico apenas com o auxílio da navegação astronômica a partir do aeroplano.
Embora a viagem tenha durado setenta e nove dias, o tempo de vôo foi de apenas sessenta e duas horas e vinte e seis minutos, tendo percorrido um total de 8.383 quilômetros.

A épica viagem é finalmente concluída em 17 de junho de 1922, quando Gago Coutinho e Sacadura Cabral chegaram ao Riode Janeiro e são aclamados como heróis e finalizam a aventura que se tornou um marco em toda a História da Aviação Mundial.

Embora a viagem tenha durado setenta e nove dias, o tempo de voo foi de apenas sessenta e duas horas e vinte e seis minutos, tendo percorrido um total de 8.383 quilômetros.

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