terça-feira, 10 de abril de 2012

A HERÓICA TRAVESSIA DO ATLÂNTICO SUL

                                  


                                          Vista panorâmica do RJ com os aeronautas no rochedo do Corcovado,
                                          onde seria levantada a estátuado Cristo Redentor em 1925.

 
                                                    Foto com autoridades da época do RJ



                      DADOS BIOGRÁFICOS de  ARTUR DE SACADURA CABRAL
Artur de Sacadura Freire Cabral, mais conhecido por Sacadura Cabral,nasceu em Celorico da Beira – Portugal.
Após os estudos primários e secundários assentou praça como aspirante de marinha e frequentou a Escola Navalonde costumava dizer: “quero fazer pelo ar o que meu tetravô fez por água”, pois era tetraneto de Pedro Álvares Cabral comandante da esquadra que descobriu o Brasil em 1500.
Terminado o seu curso em 1901 e logo já era um dos primeiros instrutores da Escola Militar de Aviação, diretor dos serviços de Aeronáutica Naval e comandante de esquadrilha na Base Naval de Lisboa.
Conheceu em África, Gago Coutinhoque o incentivou a dedicar-se ao problema da navegação aérea. Juntos inventaram um "corretor de rumos" para compensar o desvio causado pelo vento.
Navegou durante dois anos nas costas de Moçambique onde chegou em 1907. Sacadura Cabral revelou nestes trabalhos as suas capacidades com o geógrafo e astrónomo, bem como organizador.
Em 1911 concorreu para a dirigir os serviços de Agrimensura de Angola e regressou à metrópole em 1915.
Sacadura Cabral foi para a França e entrou na Escola Militar de aviação de Chartres onde realizou em 16 de Janeiro de 1916 o seu primeiro voo como piloto e recebeu brevet com aprovação. Ainda em França seguiu para a Escola de Aviação Marítima de Saint Raphael, onde se especializou em hidroaviões.
Terminada a sua aprendizagem em França, regressou a Portugal em 1916. Nesta altura como estavam a organizar a Escola de Aviação Militar em Vila Nova da Rainha,  Sacadura Cabral foi nela incorporado como piloto instrutor.
Logo foi encarregado de organizar a aviação marítima em Portugal, tendo sido nomeado, em 1918, director dos Serviços da Aeronáutica Naval e, a seguir, comandante da Esquadrilha Aérea da Base Naval de Lisboa.
Em 1920 foi à Inglaterra e à França, a fim de escolher o melhor material para equipar a Aviação Marítima, e propor o tipo de aparelho em que poderia vir a ser tentada a viagem Portugal-Brasil.
Em 1921 realizou, com Gago Coutinho e Ortins de Bettencourt, a viagem Lisboa-Madeira, para experimentar os métodos e instrumentos criados por ele e Gago Coutinho para navegação aérea que, em 1922, foram comprovados durante a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Em 1924, convencido de que o Governo não correspondia ao esforço por ele levado a cabo para a eficiência da Aviação Marítima, apresentou o seu pedido de demissão de oficial da Marinha, mas o pedido foi indeferido.

Morreu a 15 de Novembro de 1924, quando pilotavaum Fokker de Amesterdão para Lisboa e seu corpo nunca foi encontrado no mar.
Tinha as condecorações da Grã-Cruz da ordem militar de Santiago de Compostela e recebeu a medalha militar de ouro da classe dos bons serviços e a palma da Honra da Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha.

                               DADOS BIOGRÁFICOS DE GAGO COUTINHO
Carlos Viegas Gago Coutinho nasceu em Belém, Lisboa, em 17 de Fevereiro de 1869, filho de José Viegas Gago Coutinho e de Fortunata Maria Coutinho.
De família humilde, não pode frequentar, como desejava, o curso de Engenharia na Alemanha e ingressou, aos 17 anos, na Marinha Portuguesa, tendo terminado o curso da Escola Naval em 1888.
Serviu em vários navios e participou nas operações militares de Tungue em 1891 e em Timor em 1912.
Distinguiu-se como cartógrafo e geodeta a partir de 1898, quando de sua primeira comissão em Timor. Até 1920 levantou e cartografou, não apenas aquele território, mas também o de Niassa em1900, Congo (1901),  Zambézia (1904-1905), Barotze (1912-1914), São Tomé e Príncipe (1916), estabelecendo vértices geodésicos e determinando coordenadas em missões científicas onde conseguia precisões notáveis, devido ao seu rigor e dedicação à missão que lhe fora confiada. Respondeu pela de limitação definitiva da parte norte da fronteira entre Angola e Zaire.
No decurso destes trabalhos fez a travessia da África, onde conheceu Sacadura Cabral. Este incentivou-o adedicar-se ao problema da navegação aérea, o que levou ao desenvolvimentodo sextante de bolha artificial, posteriormente comercializado pela empresa alemã Plath com o nome "Sistema Gago Coutinho". Juntos inventaram ainda um "corretor de rumos"(o "plaqué de abatimento") para compensar o desvio causado pelo vento. Para testar essas ferramentas de navegação aérea, realizaram em 1921 atravessia aérea Lisboa-Funchal.
Assim preparados, em 1922, e querendo juntar-se às comemorações do centenário da Independência do Brasil, os dois aviadores realizaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, sendo recebidos entusiasticamente em várias cidades do Brasil como no seu regresso a Portugal.
Gago Coutinho recebeu largo reconhecimento devido a este feito, tendo sido promovido a contra-almirante e condecorado com as mais altas e prestigiosas distinções do Estado Português, além de ter recebido várias outras condecorações estrangeiras. Retirou-se da vidamilitar em 1939.
Em 1954 a TAP convidou-o para um voo experimental ao Rio de Janeiro em um DC-4, antecipando a futura linha regular que se estabeleceria em 1961.
A partir de 1925 dedicou-se à História Náutica, tendo desenvolvido vasta obra de investigação científica, publicando significativa variedade de trabalhos geográficos e históricos, principalmente acerca das navegações portuguesas, como, por exemplo, "O Roteiro da Viagem de Vasco da Gama" e a sua versão de "Os Lusíadas". Vários de seus trabalhos encontram-se compilados na "Náuticados Descobrimentos".
Em 1943, a bordo do veleiro Foz do Douro, refez a rota de Pedro Álvares Cabral na viagem que culminou com a descoberta do Brasil.
Correspondeu-se com grandes nomes da história da aviação da época como Alberto Santos Dumont, apoiou Sarmento de Beires e João Ribeiro de Barros a fazer a travessia do Atlântico Sul no famoso avião Jahu.
Pertenceu ao Grande Oriente Lusitano da Maçonaria Portuguesa e da Sociedadede Geografia de Lisboa, responsável por uma das secções.
Por decisão da Assembleia Nacional e mediante decreto específico foi promovido a Almirante em 1958 e logo no ano seguinte veio a falecer em Lisboa, em 18 de Fevereiro quando completaria 90 anos, sendo sepultado no Cemitério da Ajuda em Lisboa. 

REFERÊNCIA. Muitos do sdados aqui apresentados foram retirados da internet e dos Anais do XI Congresso Internacional FIDEHAE, realizado em Lisboa, e do Museu da Aviação Portuguesa.

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