quinta-feira, 4 de agosto de 2011

É PRECISO RENOVAR A ESCOLA

As inúmeras e contínuas descobertas e novidades que acontecem no campo da Ciência e da Tecnologia, têm contribuído para se pensar em uma nova visão da escola destinada a preparar as atuais gerações para atuarem num mundo em constantes mutações.
Diante dessas perspectivas, pergunta-se:
- Que tipo de escola pretende-se organizar ?
A resposta que brota, de imediato à mente, pode ser enunciada de maneira simples: 
- a sociedade de hoje necessita da escola que seja:      
                   - responsável pelo seu papel;
                   - planejada de maneira técnica;
                   - dinâmica capaz de envolver o aluno;
                   - centrada na aprendizagem e não no ensino.

Esta nova escola terá como finalidades essenciais conseguir a aquisição do conhecimento pelos alunos a partir:
           - daquilo que eles já sabem, isto é de seus conhecimentos prévios;
       - do que é programado e o professor supõe que eles precisam aprender;
        - de  processos que ensinem a pesquisar para melhor aprender;
          - do uso de métodos que levem o aluno a aprender a pensar e refletir.

Mas para se ter esta escola, será preciso aceitar e implantar propostas dereformulação e renovação da metodologia tradicional.
Deverá ser uma renovação que vise à formação integral do aluno, a trabalhar com ele: 
                - no  que deve saber e que faz parte (dos conteúdos curriculares);
         - no que deve saber fazer e estudar (os conteúdos procedimentais);
                - no que deve ser (os conteúdos atitudinais e normas a assumir).

Nada mais aconselhável para atingir todas estas metas do que incrementar o ensino através de “projetos de trabalho”, nos quais as relações entre conteúdos e áreas do conhecimento serão efetivadas por meio de atividades. (CEAP, n.24).

Os projetos são formas agradáveis de organização de trabalho escolar que busca conhecimentos através da realização de pesquisas a serem desenvolvidas pelos alunos para que eles possam  estabelecer a relação entre teoria e prática.

Projetos investigativos de trabalho, ou de pesquisa, são propostas pedagógicas, interdisciplinares, compostas de atividades a serem executadas pelos alunos, sob a orientação do professor e destinadas a estimulá-los a criar situações de aprendizagem mais dinâmicas e efetivas, pelo questionamento e a reflexão  sobre o objeto de estudo.

Os projetos contribuem para que os alunos participem e se envolvam em seu próprio processo de aprendizagem e compartilhem com outros colegas, como também exijam que o professor enfrente desafios de mudanças, diversificando e reestruturando, de forma mais aberta e flexível, os conteúdos escolares.

Esta maneira de trabalhar torna o ensino mais dinâmico pelo desenvolvimento de novas atitudes dos alunos e do uso de outras estratégias, por parte do professor.      



O projeto investigativo é aquilo que alguém se propõe realizar por meio da pesquisa de forma bem explicitada e bem estruturada em etapas, prazos, com metodologia, estratégias, hipóteses, observação, análise, comprovação e deduções, para alcançar determinados resultados.



Pode ser uma proposta interdisciplinar para utilizar temas transversais a explorar.

Convém não lembrar que objetivo primordial de qualquer projeto escolar é aaprender a estudar de maneira significativa pela busca de informações e chegar à aprendizagem por descoberta, isto quer dizer é aprender a estudar de maneira diferente.
Trabalhar com projetos representa o espírito renovador da escola.
Os projetos, como estratégias de aprendizagem, transformam os alunos em criadores e construtores de sua formação, uma vez que fazem da pesquisa centro e base de seu estudo, pela busca das respostas aos “porquês” sobre as coisas do mundo onde vivem.
Os projetos didático-escolares:
         - estabelecem forte relação entre o ensino teórico e o prático;
         - valorizam a relação entre ensino e aprendizagem;
         - dão a importância ao trabalho em grupo, como forma de solidariedade;
        - estabelecem relações interdisciplinares em torno de um tema ou de um problema.

Globalização, no ponto de vista escolar, significa somatório de matérias, conjunção de diferentes disciplinas ou ciências, centralizar múltiplos ângulos de um tema para descobrir conexões de saberes que conduzam a um determinado conhecimento “. 

OBSERVAÇÃO
Para saber mais sobre Ensino por Projetos ver o livro do prof. Jorge S Martins recém publicado pela Editora Autores Associados “Projetos de pesquisa. Estratégias de Ensino e Aprendizagem em sala da aula”. 

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