quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CURIOSIDADES III Dezembro – 2011


Sobre livros e suas histórias
1 – O livro mais antigo do mundo que se conhece é o Papiro Prisse da Biblioteca Nacional de Paris, na França. Remonta a 3.350 anos Antes de Cristo e foi encontrado por um pesquisador de quem herdou o nome “Prisse”, num túmulo perto de Tebas no Egito.

2 – O livro maior que existe é o “Brobdingnag”. Mede 1,90m de altura e 90cm de largura. Foi impresso entre 1823 e 1840 e pertence à Biblioteca Staatswerbeschule de Viena na Áustria.

3 – O menor livro do mundo foi impresso na Alemanha, mede 3,5 mm e tem 14 páginas nas quais está gravado em letras microscópicas o Pater (Pai nosso) em 7 línguas diferentes. Está dentro de uma lupa de ampliação que possibilita a leitura. São conhecidos no mundo apenas três exemplares, dos quais, anos atrás, foi comprado em Monte-Carlo um deles em benefício da obra de S. Vicente pela senhora Yvete Girard Benda.
Há outro que mede 10x6 milímetros. Foi impresso em Pádua, na Itália no ano de 1897 e contém 208 paginasinhas. Nele está impressa uma carta, até então inédita de Galileu, do ano de 1615.

4 - O livro mais pesado que se conhece no mundo com 48kg, é a “História de Zaca”, mandado publicar por um arquiduque de Habsburgo em princípio do século XX, sob o título de “Parga”.

5 – O livro mais caro de que se tem notícia na história, é uma Bíblia impressa por Gutemberg, em 22 linhas apenas, como prova da primeira impressão em tipos móveis.
O colecionador Volbehr pagou por ela 1.300.000 reichsmark.

6 – A obra que se conhece com maior número de volumes é o Tu-shu-tvchitscheng, dicionário chinês composto de 2.020 tomos com 170 páginas cada um.
Foi impresso no princípio do século XVII  por ordem do Imperador da China, da época.

7 – A maior Feira Mundial de Livros realiza-se, em Frankfurt,  anualmente, na Alemanha e nela são expostos livros do mundo todo, com mais de 6.500 expositores.
Ultimamente, a maior curiosidade dos visitantes nesse evento tem sido os Microlivros vindos da Rússia.

8 – A Bíblia foi o primeiro livro impresso no mundo, quando João G. Gutemberg (1397-1468), em Mogúncia, na Alemanha, junto com Fust e Schoefer fazia suas experiências aperfeiçoando o prelo de impressão tipográfica usando tipos de letras móveis.

9 – A primeira biblioteca de que se tem notícias no mundo foi a de Babilônia, na Assíria ou Pérsia antiga.
Os livros eram tijolos gravados em escrita cuneiforme (cunha) e empilhados contra as paredes da construção que servia de biblioteca.

10 – A Biblioteca mais famosa na antiguidade era a de Alexandria, porto do Egito,  no Mediterrâneo, cidade fundada por Alexandre Magno.
Era o centro artístico e literário do mundo antigo e sua riquíssima Biblioteca continha papirus, pergaminhos da história antiga e era freqüentada por todos os sábios gregos, romanos e de outras civilizações.
Infelizmente foi queimada pelo exército de Júlio César durante a ocupação do Egito pelos romanos.   

 11 - Fora a Bíblia, um dos livros mais lidos por milhões e milhões de pessoas no mundo inteiro atingindo o topo de edições e de traduções é “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupery, o escritor piloto de Correio Aéreo da França que distila poesia em toda sua obra.

12 – Saint-Éxupery escreveu uma oração para que sua esposa a rezasse todos os dias quando estava voando:
“Senhor! Senhor, salvai meu marido. Ele me ama verdadeiramente e sem ele serei inteiramente órfã.
Fazei, Senhor que de nós dois ele morra primeiro; apesar de parecer um forte angustia-se demais, quando não me ouve fazer dentro de casa e sem mim ele sofrerá muito...”  
E Deus atendeu a esse pedido. Ele morreu antes da esposa, num desastre ao cair com seu avião, na cordilheira dos Pirineus, entre a França e a Espanha.  
          (Pesquisas informativas de Jorge S. Martins)



Nenhum comentário:

Postar um comentário