sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

CURIOSIDADES V


Meus amigos visitantes deste Blog, admirem a maravilha da natureza que é a Vespa Amófila. Conhecê-la é bom!

Há muitos anos fui visitar um amigo e ao entrar no portão da casa vi na pequena cobertura, várias bolinhas de barro coladas por baixo das telhas e dos caibros e perguntei o que era aquilo. Ninguém soube explicar, apenas diziam que eram ninhos de vespas.
Como pesquisador sempre gostei de saber o quê e o porquê das coisas que encontro e logo comecei a investigar o fato, a observar e ler tudo sobre vespas e insetos e descobri muitas informações sobre a origem e os construtores desses estranhos ninhos, uns redondos e outros tubulares .

Mas, afinal, o que são essas vespas chamadas amófilas?


Há duas espécies delas: as Sociais e as Solitárias, ambas são vespas que se alimentam de néctar e pólen de flores.
As sociais fazem favos coletivos como as abelhas comuns criam uma rainha que depositará ovos nos alvéolos construídos por elas  e neles alimentam as larvas-filhotes com mel especial e alimentam-se com o que produzem. São os arapuás, marimbondos, vespas grandes e pequeninas.


Colméia social com rainha depositando ovos nos alvéolos

 

A categoria solitária faz sozinha seu ninho para depositar seus ovos e criar os filhotes, geralmente feito de barro, quer na forma de bolinha ou tubular. São vespas de maior porte e com ferrão, chamadas também “daubers da lama” por usarem esse produto.

Os daubers da lama são vespas longas, delgadas nas cinturas. O nome deste grupo vem dos ninhos que são feitos de barro moldado pelas fêmeas.

Há três espécies diferentes de daubers da lama, cada uma com coloração distintiva: o dauber da lama de coloração preta e outra amarelo, e um dauber metálico-azul com asas azuis que fazem o ninho em buraco no chão.

O dauber da lama, como o nome indica, constrói ninhos na forma de bolinhas.   O ninho dos daubers pretos e amarelos consta de uma série das tubinhos cilíndricos que são emplastradas. O dauber metálico-azul da lama não constrói ninho, mas simplesmente usa os abandonados ou o faz em buracos no chão onde imobilizam aranhas para nelas pôr os ovos.

Quem ainda não viu essas bolinhas ou tubinhos de barro nas paredes e tetos das varandas das casas? 

São os lindos ninhos das amófilas construídos por dias seguidos com barro que carregam nas patas em pequeninas bolinhas e os  moldam em tubos ou bolinhas, como artesão habilidoso, para neles criar seus filhotes. 

 

Logo que o  ninho está pronto a vespa vai na busca de alimento para os futuros filhos que nascerão dos ovos.

Quem lhe disse de fazer isso? – A natureza.

Ela sai à procura de lagartas nos vegetais e as imobiliza dando-lhes nove picadas nos 9 centros motores do movimento, sem as matar.

 

Quem lhe ensinou isso? – A natureza.

Ela segura com as mandíbulas a lagarta pela cabeça apesar de se debater, e espeta três vezes o ferrão no tórax e em três anéis do abdômen da vítima, anestesiando-a, deixando-a impossibilitada de andar e apenas se enrola e desenrola.

 

Como um anatomista a vespa, após ferroar a lagarta, fica a seu lado batendo-a com suas mandíbulas, passando sobre ela com precisão admirável, vibrando as asas, até seu veneno fazer efeito, ou enterrando mais vezes o ferrão para que fique imóvel, sem estar morta.

Isto é maravilhoso de observar para o pesquisador ou o estudioso de biologia que assim adquire informações valiosas sobre essas criaturas!!
 

Só então, após bater com as mandíbulas na cabeça da presa repetidas vezes até deixa-la ficar totalmente imóvel, resolve carregá-la para o ninho pois acha que está apta para servir de alimento às futuras larvas que vão nascer dos ovos que vai depositar nas costas dela.

  

Após desovar sobre a lagarta paralisada a vespa fecha com barro a entrada do ninho. Nunca mais ali volta, pois fez o que a natureza lhe ordenou: “multiplicai-vos.” 

Com o calor e o tempo desses ovos saem larvas brancas que vão se alimentando do corpo vivo e imóvel da lagarta e ali crescem.

 


Nessa estufa vão passando pelas fases de larvas, depois de pupas e por fim de vespinhas que, ao terem força suficiente, começam a abrir buracos na parede redonda da casinha de barro e dali saem voando.

Quem as mandou fazer isso? A natureza.

 

Sim. A autora dessas maravilhas é a mãe natureza que faz recomeçar nova vida em cada amófila da lama que nasce dentro da casinha de barro.

 

Essas transformações se processam por algumas semanas.

 

Ainda não foi cronometrado o tempo exato de duração das metamorfoses da vespa amófila.

Será um belo trabalho para nossos jovens futuros cientistas que no NUPEC (Núcleo de pesquisas e estudos científicos) do Centro Cultural de Lençóis se capacitarão para se aprofundarem nas pesquisas desses insetos.

Além do mais eles serão divulgadores da ciência nas escolas e cada um se tornará um legítimo guardião prestimoso da rica biodiversidade da Chapada Diamantina.

 

REFERÊNCIAS

Minhas anotações de leituras realizadas.

Notas de meus Cadernos de pesquisas

Imagens da Internet

16 comentários:

  1. Achei sensacional essas informações!!Sempre adorei olhar esses insetos construirem sua 'casinha'...na roça onde eu ia, era chamados carinhosamente de 'bibinhas', o que hj, tem outro sentido pejorativo. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Digite seu comentário...Olá, sou bióloga e por conta própria estou observando um desses ninhos q está na janela da casa onde moro. Tô aguardando p ver qdo nascem as vespinhas. Qq coisa comento aqui. Abç

    ResponderExcluir
  3. Olá ! tenho muitos desses em casa redondos e tubinhos, mas devo confessar que morro de medo dos bichinhos! Aliás nesse momento tem uma vespa enorme lá fazendo um barulhão!!! Não sei o que fazer, tenho medo de ser ferroada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for ferroada, passe álcool em gel. Anestesia e mata o COVID...

      Excluir
  4. Meu Deus acabei de matar um achando q era boata seca Q maldade ainda sobrou uns agora com essa matéria vou deixar se procriar

    ResponderExcluir
  5. Olá gostaria de saber se eles podem fazer isso com aranhas ou só com larvas? Pois hj achei uma aranha presa dentro de um casulo já procurei saber sobre isso mais não achei nada podem me ajudar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tabem achei aranhas dentro de um casulo tinha uma aranha verde e uma marrom gostaria muito de saber também!!!!

      Excluir
  6. Oie,aqui em casa um maribondo esta fazendo isso,eu confesso estou com um pouco de medo pois tenho um filho pequeno e não quero que ele seja afetado.Antes de pesquisar para saber oque era eu estava pensando em destruir,mais agora que vi esse post nunca mais vou destruir um deste,e pq eu só queria saber se isso pode fazer alguma coisa de ruim com meu filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E t gostaria de saber quantos filhotes da por cada um desses

      Excluir
  7. Ouvi falar sobre isso, mas agora com maior informações. A partir de agora vou destruir essas "casinhas". Esses insetos são verdadeiros parasitas. O certo seria eles chocarem seus próprios ovos (larvas). Coitadas das aranhas!! Minha função será proteger as aranhas, verdadeiras vítimas.

    ResponderExcluir
  8. Eu conheço como Guacici aqui em casa tem

    ResponderExcluir
  9. Que explicação legal
    Por isso os antigos quando vê essas casinhas de barro em casa fala vai ficar grávida ou alguém conhecido vai ficar.
    Enfim se for redonda a casinha o sexo do bebê e menina,pelo que liga a vespa que faz essa casinha e fêmea .
    Se for cumprida a casinha o sexo do bebê e menino .
    Pela explicação aqui entrei na conclusão dos antigos faz sentido

    ResponderExcluir
  10. Gostei da explicação.
    Mas coitada da lagarta!!

    ResponderExcluir
  11. Tomei uma ferroada dela minha mãe tá do tamanho da minha bunda

    ResponderExcluir