quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PRIMEIRA CIRCUM-NAVEGAÇÂO MARÍTIMA DA TERRA


Em 1500, tantas eram muitas as intrigas comerciais e políticas entre Portugal e Espanha pela posse das Ilhas Molucas, na Ásia, ricas em especiarias e que pelo tratado de Tordesilhas  estariam, fora do domínio português que o navegador Fernão de Magalhães nascido por volta de 1480, em Sabrosa em Trás-os-Montes – Portugal, resolveu descobrir outra rota marítima para ir buscar no Oriente seus disputados e famosos produtos.

Experiência não faltava a esse homem  pois estivera oito anos na Índia e lutou nas conquistas da África, mas foi afastado da corte portuguesa por D. Manuel. Sentindo-se alvo de injustiça, Magalhães dedica-se por inteiro, juntamente com o cosmógrafo Rui Faleiro, a traçar um plano de uma navegação para provar que as ilhas Molucas se encontravam fora do domínio português definido pelo Tratado de Tordesilhas (1494).
Dirige-se então para a Espanha e ali obteve a anuência do rei espanhol (futuro imperador Carlos V) para organizar uma esquadra de cinco naus que ele comandria.
Ali, sem dúvida alguma, era tido como um dos grandes navegadores quinhentistas e conseguiu idealizar, conceber e preparar, com persistência e vontade inabalável, uma das maiores façanhas do seu tempo: a primeira volta à terra por mar, ou circum-navegação com cinco naus sob seu comando.

Magalhães preparou uma frota com a tripulação de 265 homens sendo 178 espanhóis, 40 portugueses, marinheiros e mercadores gregos, italianos, alemães patrocinadores  e auxiliares negros.
Abasteceu-se com pão, peixe e toucinho defumado, azeite, lentilhas e outros alimentos e 2,5 toneladas de pólvora.

Saiu de San Lúcar la Mayor no sul de Andaluzia – Espanha no dia 20 de Setembro de 1519,  passou o estreito de Gilbraltar e desceu pelo Atlântico até o rio de Janeiro onde em 1519 a pequena armada  aportou.
No mês seguinte penetro no Rio da Prata; em finais de Março de 1520 fez a sua entrada no estreito de Magalhães que viria a ter seu nome.
Somente em Novembro de 1520 os navios entraram no Oceano que batizou de Pacífico, ou mar de águas calmas,  em virtudes de não ter encontrado tempestades.

Chegou às ilhas Filipinas e em Cebu numa emboscada em 1521 morreu de uma flechada com outros companheiros em luta com nativos escondidos nas matas que também destruíram dois navios que se abasteciam de água.
Restaram 3 navios, mas pouco depois um incendiou-se e o outro afundou.    
   
A esquadra reduziu-se só à nau "Victoria", comandada pelo espanhol Sebastião Delcano, que continuou viagem pela rota do  cabo sul da África  até Cabo Verde já descoberto pelos portugueses, onde conseguiram alimentos para prosseguir a viagem.

Dali o navio seguiu rumo à Espanha e chegou a San Lucar em 06 de Setembro de 1522 com uma tripulação de apenas 18 homens!
Estava concluída a primeira viagem à volta do Mundo em três anos em caravelas e muita coragem.
Muitos paradigmas geográficos caíam assim por terra. Tal viagem terá de ser obrigatoriamente entendida à luz das estratégias e ambições da época, dos problemas políticos, da rivalidade entre os reinos ibéricos.
Apesar de todas estas peripécias cabe a glória e o mérito deste feito ao navegador português Fernão de Magalhães que  realizou a primeira circum-navegação da terra, provando aos descrentes de então que ela é redonda.
     
Referências:
Anotações de leituras e pesquisas na internet.

Um comentário:

  1. Para quem gostou desse artigo, veja o filme da família Schürmann:
    http://veevr.com/videos/6wTQSjDgx
    É muito bom!

    ResponderExcluir