quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Curiosidades IV

                   MARAVILHAS DA NATUREZA   1



CAVERNA DE CRISTAIS GIGANTES

Esta caverna foi descoberta no ano 2000, a cerca de 300 metros de profundidade, em Naica, no México.

Nela a temperaturas é de 50ºC e a umidade do ar chega a 90%, ambiente impróprio para seres humanos, mas perfeito para as formações cristalinas em seu interior, que chegam a ter 11 metros de altura e um metro de diâmetro. 

 Segundo um trabalho publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, estes cristais levaram quase um milhão de anos para se formar. Os pesquisadores da Universidade de Granado utilizaram uma técnica com um feixe de luz branca para determinar as propriedades destes cristais.

Os dados obtidos mostraram que se trata do mineral conhecido como selenita que se cristalizou a temperaturas entre 54ºC e 58ºC, quando toda a caverna estava submersa. Descobriu-se  que a 55ºC sob a água, levaria 990 mil anos para que o cristal chegasse a um metro de diâmetro e a 56ºC, ele teria se formado a cerca de  500 mil anos.
Agora já  como se sabe que têm cerca de 1 milhão de anos, os espeleólogos começam a buscar bolsões líquidos dentro dos cristais onde talvez possam encontrar microrganismos.



Observem o tamanho dos pesquisadores que examinam as formações gigantescas dos cristais existentes no interior da caverna, nem parece realidade.

Aqui cabem as perguntas: Como esses cristais tomaram essas formas? Por que estão assim espalhados?

Se alguém desejar conhecer mais detalhes sobre esta maravilha da natureza recomendo consultar as  Referências ao assunto, às fotos, e textos na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário